O PROGRAMA

O programa completo de formação no método Somatic Experiencing® é composto por três níveis: Iniciante, Intermediário e Avançado, realizado em módulos de 4 ou 6 dias, durante cerca de três anos.

Algumas adaptações e mudanças no formato do curso podem ocorrer, quando necessário, dependendo das características de cada localidade e da agenda de compromissos do professor. 

No total, a formação tem 216 horas de aulas, divididas entre exposições teóricas e atividades práticas.

Desde o Iniciante 1, o aluno é ensinado a identificar a dinâmica do trauma no cliente e a fazer uso das ferramentas para aplicar uma sessão de SE de maneira a normalizar e estabilizar suas reações traumáticas.

As práticas são feitas entre os alunos, após as demonstrações dadas pelo professor. Assistentes de classe com experiência na aplicação do método SE™ auxiliam nestas atividades, propiciando um ambiente seguro e protegido aos alunos. Para a certificação SEP (Somatic Experiencing® Practitioner), é necessário que o aluno faça pelo menos 12 horas de sessões pessoais e pelo menos 18 horas de supervisão com provedores e supervisores habilitados pela Associação Brasileira do Trauma.

Anualmente, a ABT oferece cursos na maior parte das capitais brasileiras. Para buscar um curso próximo de sua região, clique aqui.

Somatic Experiencing®
Programa do Curso e Certificação
Nível Módulo Sessões Pessoais Supervisões
Iniciante Iniciante 1 (4 dias de aula ou 24h) 4 horas 4 horas
Iniciante 2 (4 dias de aula ou 24h)
Iniciante 3 (4 dias de aula ou 24h)
Intermediário Intermediário 1 (4 dias de aula ou 24h) 4 horas 6 horas
Intermediário 2 (4 dias de aula ou 24h)
Intermediário 3 (4 dias de aula ou 24h)
Avançado Avançado 1 (6 dias de aula ou 36h) 4 horas 8 horas
Avançado 2 (6 dias de aula ou 36h)
Total de créditos para certificação 6 módulos de 4 dias e 2 módulos de 6 dias
216 horas de aula
12 horas
sessões pessoais
18 horas
supervisão

DETALHAMENTO DO PROGRAMA


INICIANTE 1, 2 e 3
  • Compreender a base fisiológica do trauma.
  • Aprender contenção, recurso e fortalecimento.
  • Estudar e aprender técnicas de rastreamento, titulação e continuidade através do “felt-sense”.
  • Praticar o estabelecimento de respostas de orientação, finalização e descarga.
  • Explorar a dinâmica de acoplamento, os elementos da experiência interna, e aprender a integrar a vivência de polaridades para reinstalar a autorregulação criativa.
  • Aprender a identificar, normalizar e estabilizar reações traumáticas.
  • Adquirir e praticar habilidades para evitar cair nas armadilhas da “retraumatização” e da "memória falsa".
  • Aprender a separar o medo da imobilidade e a restabelecer e manter limites saudáveis.
  • Investigar as qualidades transformadoras do trauma.
  • Integrar o trabalho de renegociação do trauma dentro do contexto terapêutico.


INTERMEDIÁRIO 1, 2 e 3

Examinar as diferentes categorias e causas de choques traumáticos e de como abordar e tratar cada uma delas:

  • Trauma de alto impacto: extração de amídalas com éter, choque elétrico, alucinações, afogamentos, sufocamento, sofrimento fetal (hipoxia, hipercardia), nascimento traumático, estresse intra-uterino, procedimentos ginecológicos invasores.
  • Ataques inevitáveis e inescapáveis: ataques de animais, sequestro, guerra, bombardeio, ofensa física, ofensa sexual, incesto. E com ferimentos físicos: cirurgias, anestesias, queimaduras, envenenamentos, hospitalizações, ferimentos diversos (inclusive levar tiros, ser apunhalado).
  • Falhas na resposta de orientação de defesa: quedas, acidentes de alto impacto, ferimentos na cabeça.
  • Traumas emocionais: negligência severa, abandono severo, perda severa, ofensas contínuas.
  • Desastres naturais: tornados, terremotos, incêndios, deslocamentos sociais da comunidade ou terra natal, inundações.
  • Horror: testemunhar um acidente (especialmente com derramamento de sangue), testemunhar abuso, sequestro, morte ou tortura, matar ou ferir alguém.
  • Tortura e ofensa sistemática: rapto e tortura de guerra, campos de concentração e ofensa sistemática (algumas vezes, com a pessoa drogada).

AVANÇADO 1 e 2
  • Aprofundar o conhecimento da relação entre o trauma e as várias síndromes clínicas, tais como fibromialgia, transtorno do pânico, fadiga crônica, enxaqueca, etc.
  • Aprofundar a integração da teoria e prática do SE dentro da especialidade de atuação terapêutica de cada participante.
  • Praticar técnicas de trabalho corporais específicas do SE nas diferentes categorias de trauma.
  • Aprofundar o conhecimento da psicofisiologia do trauma.

VALORES E OPÇÕES DE PAGAMENTO PARA MÓDULOS PRESENCIAIS E ONLINE (VÁLIDOS DE 01/01/2024 A 01/12/2024):

Iniciante e Intermediário:

A. Com desconto: R$ 1.800,00 (associados da ABT com anuidade em dia pagam R$ 1.750,00)

B. Sem desconto: R$ 2.200,00 (associados da ABT com anuidade em dia pagam R$ 2.150,00)

Avançado 1 e 2:

A. Com desconto: R$ 2.700,00 (associados com anuidade em dia pagam R$ 2.625,00)

B. Sem desconto: R$ 3.300,00 (associados com anuidade em dia pagam R$ 3.225,00)

Valor com desconto será aplicado se o pagamento for efetivado em até 30 dias da data programada para o início do módulo. 

FORMAS DE PAGAMENTO:

Na tela de pagamento temos 3 opções: Opção 1 - Cartão de crédito*: Cobrará valor com e sem desconto à vista ou valor sem desconto parcelado em até 12 vezes sem juros.  Opção 2 - Pagseguro**: Cobrará o valor com e sem desconto à vista, por boleto ou cartão de crédito. Parcelamento do valor com e sem desconto em até 18 vezes com juros, somente por cartão de crédito e exclusivo para compra através dessa opção. Opção 3 - transferência bancária (TED, PIX ou depósito em caixa), para pagamento do valor com e sem desconto, somente à vista.

PROMOÇÃO PARCELAMENTO:

O aluno que desejar parcelar o valor com desconto, poderá fazê-lo, exclusivamente pela opção Pagseguro, em até 18 parcelas COM JUROS, utilizando cartão de crédito. O aluno deverá efetuar esse pagamento dentro da vigência do desconto, uma vez expirado, por qualquer motivo, não poderemos retroceder e passaremos a aplicar o valor sem desconto. Ainda com o acréscimo dos juros, o montante final poderá ficar menor do que o valor de parcelamento sem desconto, a depender no número de parcelas escolhido.


Bandeiras aceitas:

* Aceita Visa, Mastercard, ELO e Diners
** Aceita Visa, Mastercard, ELO, Diners, Ourocard, AMEX, Hipercard e outros


DESISTÊNCIAS E CANCELAMENTOS

Caso não haja o número mínimo de pagantes para a viabilização do módulo, o mesmo poderá ser cancelado ou prorrogado a critério único e exclusivo da ABT, devendo esta avisar o ALUNO com pelo menos 10 dias de antecedência à data de início que estava previamente agendada. Nesse caso a ABT devolverá 100% do valor da inscrição ou, por opção do aluno, transferir sua inscrição para outra data ou outra turma.

O aluno que se inscreveu, pagou e desistiu de participar de um determinado módulo pode solicitar o cancelamento da inscrição, devendo requerê-lo, por escrito, em até 07 dias antes da ocorrência do primeiro dia de aula. Neste caso, a ABT retém 20% do valor da inscrição para pagamento de despesas administrativas. O restante será restituído ao aluno por meio de depósito bancário na conta da Pessoa Física ou Jurídica que realizou o pagamento

O aluno pode ainda optar por deixar o valor como crédito para a inscrição de um próximo módulo, desde que comunique a Administração da ABT, por escrito, dentro do prazo de 7 dias antes do início do curso. No caso de o valor ficar como crédito, o mesmo ficará disponível integralmente para ser descontado do pagamento do próximo módulo que o aluno escolher participar.

Em caso de falta sem aviso prévio e sem justificativa, o aluno não terá restituição de parte do valor pago pela inscrição e nem poderá deixá-lo como crédito para um módulo futuro. Se o aluno faltar sem aviso prévio mas tiver um documento que comprove a falta (atestado médico próprio, certificado de óbito de parente próximo ou cancelamento de voo por parte da companhia aérea), poderá fazer a reposição do módulo que perdeu ou se inscrever para um módulo normal em data futura ou em outra localidade.

POLÍTICA PARA MUDANÇA DE TURMAS

Caso o aluno tenha necessidade de mudar de turma, este deverá fazer contato com a coordenadora de sua classe em que está inscrito, solicitando a transferência e justificando o motivo da sua solicitação. A solicitação será avaliada pelos professores e coordenadores das classes envolvidas em conjunto com a diretoria. Essa análise levará em consideração a presença adequada no módulo imediatamente anterior, deverá respeitar o intervalo de pelo menos 60 dias entre níveis/módulos e capacidade da turma desejada, seja quórum, número técnico didático permitido na classe ou capacidade do local (se presencial) da classe em formação solicitada. Caso um pedido de mudança de turma não seja julgado viável por quaisquer dos motivos acima, a ABT comunicará ao aluno da decisão, podendo o aluno realizar nova tentativa para o próximo módulo pertinente disponível do treinamento da ABT. Ao aluno fica vedada a inscrição no site na classe solicitada enquanto não houver o deferimento de sua solicitação. 

Para solicitar a mudança de turma ou justificar a sua ausência em algum módulo, clique aqui

REPOSIÇÕES

O aluno que avisou com antecedência que não poderia fazer o módulo ou apresentou justificativa comprovada para sua falta pode fazer uma reposição para o módulo que perdeu. A reposição deverá ser tratada diretamente com o coordenador local do curso. O valor da reposição é o valor sem desconto. Caso o aluno tenha pago o valor com desconto e quiser fazer a reposição, deverá acertar a diferença com o Financeiro da ABT.

No caso de cancelamento ou adiamento do módulo por parte da ABT, o aluno tem o direito de solicitar a restituição integral do valor pago, sendo reembolsado por depósito na conta corrente da Pessoa Física ou Jurídica que realizou o pagamento de sua inscrição. O aluno também pode solicitar ao Financeiro da ABT que o valor pago fique como crédito integral para inscrição do mesmo módulo em data futura ou em outra localidade.

Revisões e readmissões

O aluno em revisão é aquele que deseja refazer quaisquer um dos módulos que já tenha feito, em qualquer tempo, presencial ou online. O aluno em revisão poderá participar do treinamento, da mesma forma de quando foi um aluno regular.

 O aluno em readmissão é aquele que esteve ausente do treinamento por 5 anos ou mais, e deseja retomar a formação. O aluno em readmissão precisará refazer seu módulo mais recente como uma revisão antes de prosseguir com o treinamento. Essa revisão pode ser feita através dos módulos presenciais ou online. Se a sua ausência do treinamento não exceder 5 anos, poderá reingressar no próximo módulo elegível. 

Consulte o coordenador local, da turma em que deseja participar, para mais orientações.

CERTIFICADO SEP

O certificado de Praticante de Somatic Experiencing® (SEP) é fornecido pelo Somatic Experiencing® International (SEI), com sede nos EUA, mediante o cumprimento de todos os créditos exigidos no programa de formação em SE™. O certificado de SEP não licencia o aluno para a prática clínica de psicoterapia ou de terapia corporal. Esta licença segue as regras dos órgãos educacionais credenciados e das leis governamentais de cada estado e/ou país no qual o aluno pretende atuar.

SESSÕES INDIVIDUAIS E SUPERVISÕES

Todas as sessões individuais e supervisões de SE são conduzidas por profissionais certificados como SEP e oficialmente habilitados pela ABT para estas funções. O custo das sessões individuais e das supervisões não está incluso nos valores da formação em SE™ realizada pela ABT, e deve ser negociado com, e pago diretamente ao profissional escolhido.

Para contabilização dos créditos de supervisão, 3 horas de supervisão em grupo são equivalentes a 1 hora de crédito. No mínimo 4 horas devem ser destinadas à supervisão individual e pelo menos 6 horas devem ser feitas com professor de SE™. É da responsabilidade de cada estudante registrar corretamente as sessões e supervisões, recolher as assinaturas de cada profissional aprovado pela ABT e enviar estes registros para a Administração, com sede em São Paulo, capital, para posteriormente receber o certificado de SEP emitido pelo SEI.

 

Qualquer dúvida, acesse o contrato do aluno disponível em sua área logada em seguida clicando em CONHECIMENTOS no menu principal ou entre em contato conosco pelos canais abaixo:

 contato@traumatemcura.com.br, ou através do WhatsApp +55 11 93147-0059.