Cursos e Treinamentos

Faça sua inscrição

clique aqui

Próximos treinamentos:

Treinamento 18/09/2014 - Liana Rodrigues Netto
Cidade: Salvador - BA
Módulo: Intermediário 3
Coordenador: Arleide de Araujo B. de Meneses
Fone: 71 9962-3140
aabmeneses@terra.com.br

Treinamento 19/09/2014 - Marilia de Castro Reis
Cidade: Brasília - DF
Módulo: Iniciante 3
Coordenador: Hamilton Guima
Fone: 1198840-6125
hamiltonguima@ig.com.br

Treinamento 25/09/2014 - Liane Santos Pereira Pinto
País:
Local: Buenos Aires
Módulo: Iniciante 2
Coordenador: Rubén Tartaglia
Fone: 5411 4654 0794
info@tartagliar.com.ar

[conheça o Programa]

[ver calendário completo]


Cadastre-se
e receba nossa newsletter


Informação rápida e inteligente
também nas Redes Sociais. SIGA-NOS!

Associação Brasileira do Trauma

 

A Associação Brasileira do Trauma é uma entidade dedicada ao estudo, pesquisa, tratamento e prevenção dos efeitos do trauma.

Formada principalmente por profissionais de saúde, a maioria terapeutas de abordagens diversas, todos especialistas ou em processo de especialização pelo método SE – Somatic Experiencing® de Resolução de Trauma, a Associação é uma comunidade fecunda, pulsante e investida na abrangência do tema.

São professores, professores assistentes, assistentes, praticantes e alunos que às suas competências profissionais agregaram o aprofundamento num dos assuntos mais desafiadores, cruciais e urgentes da atualidade. Todos num esforço conjunto de disseminar conhecimentos e informações, expandindo a compreensão e desfazendo mitos sobre o trauma; todos comprometidos em levar alívio e cura para pessoas que vieram a desenvolver Transtorno do Estresse Pós-Traumático, nas mais variadas manifestações e intensidades sintomáticas que esse transtorno pode assumir.
De modo capital, a Associação está se ocupando em desenvolver programas de prevenção, a fim de capacitar mais e mais pessoas a prestar socorro em situações críticas, bem como a aprenderem a se proteger e a zelar pelo próprio equilíbrio em contextos de exposição ao trauma e seus efeitos.

 

O método SE – Somatic Experiencing® - Experiência Somática

 

Peter A. Levine, médico e terapeuta americano e PhD em Psicologia e Biofísica Médica, é o idealizador do método Somatic Experiencing®. A partir da observação de que, embora ameaçados de modo rotineiro, os animais selvagens raramente são traumatizados, Levine desenvolveu uma abordagem essencialmente naturalista. O entendimento do trauma como fenômeno gerado pela impossibilidade de retomada da autorregulação – que seria natural a um organismo, após um evento estressor – está na constituição do método. Estudos mais extensos em etologia animal e outros relativos a rituais indígenas para a resolução do trauma, novas visões e pesquisas das neurociências, bem como uma vasta prática clínica, ampliaram conceitos e apuraram o enfoque.

Minuciosamente atenta à fisiologia, à coerência dinâmica e aos ritmos dos sistemas do corpo, as técnicas do método SE ajudam na finalização de respostas defensivas e na descarga monitorada e gradual dos altos níveis de ativação associados aos comportamentos primários de sobrevivência. A afinação com os mecanismos primitivos da vida e a sintonia com a maneira de os animais selvagens retomarem a autorregulação natural após experiências de perigo, traduzem-se numa terapêutica de largo alcance. Não apenas eficaz, a abordagem SE é ao mesmo tempo precisa e delicada, coesa e bela.

De acordo com Levine, a eficiência e a completude dos mecanismos primários de sobrevivência, que podem ser observados no mundo selvagem, garantem aos animais o retorno da autorregulação natural e a consequente imunidade ao trauma.  É através desses recursos que nós, seres humanos, podemos restaurar o equilíbrio e retomar a vida em sua potência realizadora de si mesma, após termos sido atingidos por experiências devastadoras.

Trauma tem cura.
 

Corpo Diretor


Dr. Pedro Prado psicólogo clínico foi professor de psicoterapia de Abordagem Corporal na PUC/SP. Em 1981 após fazer treinamento em Rolfing, trouxe a perspectiva de Integração Estrutural para sua clínica, sendo o primeiro rolfista do Brasil. Fundador da Associação Brasileira de Rolfing, atualmente é instrutor de Rolfing pelo Rolf Institute, Boulder, Colorado. Em 1998 trouxe Peter Levine e a Somatic Experiencing - SE para o Brasil. Fundador da Associação Brasileira do Trauma. Atualmente, além de continuar a desenvolver seu trabalho clinico é também instrutor de SE pela SETI - Somatic Experiencing Trauma Institute, Niwot, Colorado e diretor da ABT. Doutor em Psicossomática desenvolveu uma metodologia chamada "Structural Streches" que integra o trabalho de Integração Estrutural e Experiência Somática.


Russell Ira Jones (Jonas) é professor e praticante de Experiência Somática certificado pela Fundação para o Enriquecimento Humano com sede nos EUA e estudou pessoalmente com Dr. Peter Levine. É formado em psicologia pelo Union University nos EUA. É professor e palestrante de Shin Shin Toitsu Do – sistema da coordenação da mente e corpo formado pelo Ki No Kenkyukai em Tókio, Japão. É professor de Matrixworks que trabalha com dinâmica dos grupos. É um dos fundadores da ABT e juntamente com Lael Keen dirige um centro para aprendizagem em Costa de Dentro, Florianópolis, SC, Brasil.


Cornélia Pongrácz Rossi é Rolfista, praticante e Instrutora Avançada de Rolfing Estrutural e de Movimento credenciada pelo Rolf Institute, praticante de Somatic Experiencing e instrutora de Somatic Experiencing no Brasil certificada pela Foundation for Human Enrichment. Faz parte do corpo docente e da Diretoria do Rolf Institute e da ABT. Associada Fundadora da ABT.


Lael Katherine Keen, aluna do Dr. Peter Levine (fundador de SE) participou da primeira turma que ele formou e foi pioneira de Experiência Somática no Brasil. É praticante de Experiência Somática, certificada pela FHE, com sede nos EUA. É professora certificada de SE em todos os níveis. É Associada fundadora da ABT. Além de praticante de SE, ela é Rolfista® há mais de 20 anos, sócia fundadora da Associação Brasileira de Rolfistas e habilitada para dar formações de Rolfing Estrutural e Funcional no Brasil e no exterior.


Sônia Maria Gomes Silva psicóloga clínica há 30 anos, especializada em Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Rolfista Estrutural e de Movimento nível avançado. Professora internacional nível avançado em Somatic Experiencing pela FHE com programas de formação em SE na Europa, EUA e Brasil. Professora internacional de Pós-Avançado em SE pela FHE com workshops desenvolvidos sobre Intuição/Ressonância; Trauma e Espiritualidade e Dor Crônica. Especializações em Psicologia Energética e Dor Crônica. Conferencista e membro da Sociedade Brasileira de Dor Crônica do Hospital das Clínicas de São Paulo - USP. Artigos e capítulos em quatro livros no campo da psicologia e da medicina. Associada Fundadora da ABT.


Marília de Castro Reis é especialista em psicologia clínica, com 30 anos de experiência. Provedora e Supervisora em todos os níveis de SE, Professora de SE nos níveis Iniciante e Intermediário. Touch Training para SE com Kathy Kain, EUA. Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística. Formada em música e teatro.

Conselho Fiscal


Francisca Suely Barcelos Somatic Experiencing Practitioner, tendo concluído a formação com Peter Levine. Atua em SE há 13 anos. Provedora de Sessões para Iniciante. Coordenadora de SE em São Paulo. Especializada em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal pelo Instituto Sedes Sapientiae 1997. Formação em Psicologia desde 1978. Psicoterapeuta há 24 anos, atendendo, crianças, adolescentes, adultos e em grupo. Psicoterapeuta Corporal desde 1995. Experiência de mais de 14 anos em RH atuando em Seleção, Treinamento, Avaliação de Desempenho e Análise do Clima Motivacional. Professora de Técnicas Corporais no Instituto Sedes Sapientiae.


Ivani Ferreira de Souza é Psicóloga Clínica desde 1980 com especialização em Fenomenologia Existencial, coordenadora do NAPEES - Núcleo de Atendimento, Pesquisa e Educação em Experiência Somática de São Paulo. SEP em Experiência Somática desde 2005.